A bexiga hiperativa (BH) afeta mulheres de todas as idades e não é apenas um sinal de envelhecimento.
É desencadeada pela contração inapropriada do músculo da bexiga gerando sintomas inconvenientes, e até a perda de urina. Isto acontece sem aviso prévio, e sem que a pessoa sinta sequer vontade de ir ao banheiro.
A pessoa com bexiga hiperativa tem necessidade de urinar subitamente, fazendo-a ir ao banheiro rapidamente, podendo ocorrer escape de urina antes da chegada ao banheiro. Além destes, são comuns o grande número de idas ao banheiro durante o dia e durante a noite.
A causa da BH é desconhecida na maioria dos casos.
O tratamento da BH envolve algumas mudanças do estilo de vida que podem aliviar e melhorar a sintomatologia, tais como:
- Redução da ingestão de bebidas contendo produtos derivados da cafeína (como café, refrigerantes e chás escuros – preto, mate, verde), álcool e bebidas gaseificadas que podem agravar significativamente os sintomas de BH
- Ingestão de 1,5 e 2 litros de líquidos por dia
Além disto, técnicas como a re-educação vesical, a eletroestimulação e os exercícios dos músculos do assoalho pélvico são utilizadas com bons resultados.
Treinando e reeducando sua bexiga
O hábito de ir freqüentemente ao toalete, mesmo sem ter grande desejo, com medo da perda de urina, pode agravar a bexiga hiperativa, uma vez que a sua bexiga torna-se progressivamente menos capaz de armazenar urina. Há a necessidade de treinamento da sua bexiga!
O treino vesical consiste na capacidade de agüentar cada vez mais volumes maiores de urina sem ir tão freqüentemente ao toalete (pois a bexiga deve conseguir armazenar confortavelmente de 400 a 500 ml de líquido).
Eletroestimulação para bexiga hiperativa
A eletroestimulação transcutânea do nervo tibial posterior é uma alternativa para o tratamento de bexiga hiperativa, já que não apresenta efeitos colaterais e leva à melhora dos sintomas.
Essa técnica envolve a colocação, sobre a pele próxima aos tornozelos, de eletrodos que são acoplados a um aparelho que estimula eletricamente o nervo. Este nervo possui as mesmas raízes nervosas do nervo que controla o músculo da bexiga. Dessa forma, ocorre a re-educação e coordenação das células nervosas responsáveis pelo controle da bexiga.
Treinamento dos músculos do assoalho pélvico na bexiga hiperativa
Exercitar os músculos do assoalho pélvico diariamente ajuda a controlar o funcionamento da bexiga. Os exercícios do períneo inibem a contração da bexiga, evitando a perda de urina.
Quando os exercícios são realizados com freqüência, a contração se torna mais fácil de ser realizada, além de se tornar mais efetiva para segurar a urina nos momentos de desejo súbito e intensa necessidade de urinar.
Medicamentos para a bexiga hiperativa
Juntamente com a fisioterapia e as medidas comportamentais, há uma variedade de medicamentos para BH, os quais são prescritos apenas pelo médico.
As diferentes formas de tratamento da bexiga hiperativa devem ser combinadas, a fim de obter os melhores resultados.