Atualmente, têm-se observado que as práticas sexuais são iniciadas em idade cada vez mais precoce, ocorrendo freqüentes relações sexuais ocasionais, muitas vezes sob o efeito do álcool ou outras drogas. Em decorrência destes comportamentos, a gravidez na adolescência tem aumentado, e assim como nas mulheres de idade avançada, também é considerada uma gravidez de risco.
Quais riscos para a mãe?
A gravidez na adolescência, especialmente até aos 16 anos de idade, apresenta riscos físicos, psíquicos e sociais, por vezes graves. As mães adolescentes têm risco aumentado de desenvolver abortamento, parto prematuro, hipertensão arterial e, conseqüentemente, o risco de morte é elevado nesta população.
Quais riscos para o bebe?
As mães adolescentes têm maior probabilidade de dar à luz prematuramente, e com isto, seus bebês apresentam um elevado risco de problemas de saúde como baixo peso, infecções ao nascer e/ou logo após, problemas em decorrência da imaturidade dos órgãos formados, tais como os pulmões, intestinos e cérebro (dificuldade respiratória, falta de oxigenação dos órgãos, retardo neurológico, convulsões). A morbidade materna e fetal é tanto maior quanto menor for a idade da grávida.
de peso e medicação. Deste modo, a gravidez pode evoluir normalmente e o bebê saudável.