Apesar das chances da mulher conseguir engravidar aos 40 anos de idade serem menores que aquelas que conseguem engravidar aos 20, elas não são inexistentes. Se a mulher ainda não tiver entrado na menopausa e não tiver nenhuma doença que afete o aparelho reprodutor, ela ainda tem chances de conseguir engravidar.
É mais difícil engravidar naturalmente aos 40 anos?
Sim. Diferentemente dos homens, a mulher nasce com um número finito e pre-determinado de óvulos, que naturalmente se esgotarão com a idade. A partir dos 35 anos, existe a diminuição acentuada do número e qualidade dos óvulos, o que explica a maior dificuldade de gravidez, bem como o maior risco de complicações.
Quais os riscos de uma gravidez mais tardia para a mãe e pro bebê?
Para a mulher, a idade avançada está associada ao aumento na incidência de diabetes gestacional, hipertensão específica da gravidez, abortamentos, prematuridade, mal-formações ou síndromes congênitas, tais como a Síndrome de Down, e distócia funcional (quando o trabalho de parto não evolui na velocidade esperada).
É preciso procurar um médico antes de engravidar?
Sim, é fundamental ter o acompanhamento médico a fim de se avaliar a saúde geral da mulher que pretende engravidar, e a necessidade de exames específicos. Uma vez planejada antecipadamente, o médico poderá indicar medicações tais como o ácido fólico para prevenção de mal-formações fetais.