O que é?
É um dos problemas ginecológicos mais comuns e uma das causas mais freqüentes de consulta ao ginecologista. É uma secreção vaginal que pode ser normal (fisiológica) ou anormal (infecciosa).
A secreção fisiológica: É normal haver descarga vaginal durante os anos reprodutivos. Ela é proveniente da secreção das glândulas cervicais e das glândulas de Bartholin, da descamação das células vaginais e das bactérias normais presentes na flora vaginal. Normalmente apresenta-se como uma secreção hialina (“clara de ovo”) ou esbranquiçada, que varia de quantidade de acordo com a fase do ciclo menstrua.
A secreção vaginal patológica (corrimento): também chamado de vaginite ou vulvovaginite. É quando há o crescimento de patógenos (microorganismos) não habitualmente encontrados na vagina, podendo ser fungos, bactérias e protozoários. Geralmente apresentam-se com volume aumentado, podendo ter ou não cheiro desagradável, coloração semelhante a pus (amarelada ou esverdeada) ou até mesmo amarronada, irritação, coceira ou ardência na vagina ou na vulva e vontade de urinar freqüentemente.
Portanto lembre-se: nem toda descarga vaginal é doença!!
Tratamentos:
Seu médico avaliará o seu problema, e poderá tratá-la com cremes vaginais e/ou comprimidos. A depender de cada caso, o parceiro também deve ser tratado.
Nos casos onde há repetidas infecções vaginais, poderá haver necessidade de tratamento preventivo de longo prazo.