Telefones: (011) 2638.0009 | 2619.5009
Espaço Mulher - Ginecologia

O que é a endometriose?


Mulher

Endometriose é uma doença muito comum, que acomete as mulheres na fase reprodutiva. É quando células do endométrio (camada interna do útero) encontram-se fora do útero, podendo estar nos órgãos e regiões próximas ao útero. Cientistas ainda não identificaram a causa exata do surgimento da endometriose, com vários razões possíveis.

Sintomas: aparecem fortes cólicas, dores pélvicas, sangramentos mais longos e intensos, ciclos mais curtos, desconforto/dor durante o sexo e dificuldade para engravidar ou infertilidade. Quanto mais crônica é a doença, maiores são os riscos de infertilidade. É importante ressaltar que uma parte das mulheres não apresentam sintomas.

Como posso saber se tenho endometriose?
O seu médico poderá fazer o diagnóstico caso você venha a ter os sintomas característicos, e confirmado pela realização da cirurgia de videolaparoscopia com a visualização dos focos de endometriose.

Tem tratamento?
Sim. A depender dos sintomas e desejo reprodutivo, o tratamento pode consistir em uso de medicações que interrompem o ciclo menstrual para que a endometriose não avance. Outra opção (muitas vezes usada juntamente com o tratamento com remédios) é a cirurgia para retirada das lesões. O tratamento visa melhorar a qualidade de vida com redução principalmente das dores abdominais e pélvicas, e para permitir a gravidez.

Rua Barão do Triunfo, 427 cj 1206 - Brooklin Paulista.
Edifício Next Office
Fones: (11) 2638.0009 | 2619.5009
São Paulo - SP CEP: 04602-001