Como é o tratamento do câncer de colo? Há cura?
O câncer de colo de útero tem cura e tem tratamento. Como a maioria dos tumores, quanto mais cedo se identifica a lesão, melhor as chances de sucesso no tratamento. Aí, mais uma vez, entra a importância do Papanicolaou.
Os tratamentos dependerão do tipo de tumor e do grau de extensão e invasão do mesmo. Assim, tumores iniciais podem ser tratados somente com a retirada da porção do colo do útero acometida (conização).
Em tumores mais avançados, pode-se optar pelo tratamento cirúrgico ou a radioterapia, ou ainda a associação dos dois. Deste modo, o médico ajudado pelos exames complementares avaliará o seu caso, e discutirá com você a melhor forma de tratamento individualizado.
A cauterização do colo não é uma forma de tratar o câncer?
Não, a cauterização cervical não trata o câncer. Ela é usada para tratar lesões inflamatórias recorrentes do colo do útero, lesões precursoras de câncer de colo e verrugas de HPV.
Pode ser realizada por meio da aplicação de substâncias químicas tais como ácidos, cauterização elétrica (eletrocauterização), cauterização por congelamento (criocauterização), ou cauterização a laser.