Telefones: (011) 2638.0009 | 2619.5009
Espaço Mulher - Ginecologia

Tratamento câncer de colo


Mulher

Como é o tratamento do câncer de colo? Há cura?

O câncer de colo de útero tem cura e tem tratamento. Como a maioria dos tumores, quanto mais cedo se identifica a lesão, melhor as chances de sucesso no tratamento. Aí, mais uma vez, entra a importância do Papanicolaou.

Os tratamentos dependerão do tipo de tumor e do grau de extensão e invasão do mesmo. Assim, tumores iniciais podem ser tratados somente com a retirada da porção do colo do útero acometida (conização). Em tumores mais avançados, pode-se optar pelo tratamento cirúrgico ou a radioterapia, ou ainda a associação dos dois. Deste modo, o médico ajudado pelos exames complementares avaliará o seu caso, e discutirá com você a melhor forma de tratamento individualizado.

A cauterização do colo não é uma forma de tratar o câncer?

Não, a cauterização cervical não trata o câncer. Ela é usada para tratar lesões inflamatórias recorrentes do colo do útero, lesões precursoras de câncer de colo e verrugas de HPV. Pode ser realizada por meio da aplicação de substâncias químicas tais como ácidos, cauterização elétrica (eletrocauterização), cauterização por congelamento (criocauterização), ou cauterização a laser.

Rua Barão do Triunfo, 427 cj 1206 - Brooklin Paulista.
Edifício Next Office
Fones: (11) 2638.0009 | 2619.5009
São Paulo - SP CEP: 04602-001