Exames para Incontinência Urinária

Como o meu médico pode diagnosticar a incontinência de esforço?

Seu médico irá questioná-la a respeito das atividades que levam à perda urinária, e irá examiná-la para avaliar a presença de outros problemas, tais como o prolapso genital (quando os órgãos pélvicos, bexiga, útero e reto encontram-se fora da sua posição normal, popularmente chamados de “baixos ou caídos”). Mulheres com incontinência por esforço também podem apresentar problemas com incontinência urinária por urgência, ou incontinência para fezes ou gases. Não se sinta constrangida em referir esses problemas para o seu médico.

Quais exames que devem ser realizados?

Alguns exames podem ser solicitados para ajudar na elaboração do diagnóstico e da causa da incontinência urinária, a fim de avaliar-se a melhor forma de tratamento.

Seu médico pedirá para você tossir ou fazer manobras de força, a fim de evidenciar a perda urinária. Além disto, o preenchimento de um diário miccional (anotações da quantidade de líquido ingerido, o número de vezes que urina e o volume urinado, e outros sintomas durante algum tempo) pode auxiliar o médico a caracterizar a disfunção e a severidade da mesma.

Deve-se realizar um exame de urina, para que a hipótese de uma infecção urinária seja descartada.

Seu médico poderá solicitar um exame chamado estudo urodinâmico. O estudo urodinâmico avalia a capacidade da bexiga de armazenar e eliminar a urina, e o mecanismo ou causa da incontinência. Assim, fornece informações importantes e detalhadas sobre todo o funcionamento da bexiga e da uretra. O exame é realizado por médico uroginecologista ou urologista capacitado.

A ultrassonografia do aparelho urinário pode ser eventualmente solicitada para avaliar outras afecções tais como a presença de cálculos, divertículos, tumores, etc. Todos estes exames são solicitados com o intuito de ajudar no planeamento do melhor tratamento para cada paciente.