Telefones: (011) 2638.0009 | 2619.5009
Saiba Mais Sobre Uroginecologia

Infecção Urinária


Mulher

O sistema urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Este sistema desempenha um papel importante na remoção de resíduos do seu corpo. Os rins são um par de órgãos em forma de feijão que se encontram no meio da região lombar. Uma de suas funções é a de filtrar os resíduos e impurezas do sangue. Canais chamados ureteres transportam estes resíduos ou urina dos rins para a bexiga, onde é armazenada até que ele sai do corpo através de outro canal de saída chamado uretra. Todos estes componentes podem ser infectadas, mas a maioria das infecções envolve o trato inferior - da uretra e da bexiga.

O que é a infecção urinária?
A infecção urinária (ITU) é a que pode ocorrer em qualquer lugar ao longo do trato urinário. Os nomes indicados para infecção do trato urinário inferior incluem cistite que é infecção da bexiga, e uretrite que afeta a uretra. Infecção dos rins leva a uma condição mais grave chamada pielonefrite. As ITUs mais comumente são causadas por bactérias, como a E. coli, que vivem no cólon (especialmente o reto).

As mulheres apresentam ITUs com maior frequência do que os homens, uma vez que suas uretras são mais curtas, e abrem-se mais perto do ânus. Isto significa que é mais fácil para as bactérias entrarem no sistema urinário e causar uma infecção. Cerca de 40% das mulheres têm pelo menos um episódio de cistite em sua vida. É mais comum em mulheres sexualmente ativas, durante a gravidez, após a cirurgia e na menopausa.

Rua Barão do Triunfo, 427 cj 1206 - Brooklin Paulista.
Edifício Next Office
Fones: (11) 2638.0009 | 2619.5009
São Paulo - SP CEP: 04602-001