Telefones: (011) 2638.0009 | 2619.5009
Saiba Mais Sobre Uroginecologia

Os músculos do assoalho pélvico


Mulher

O que é o assoalho pélvico?
O assoalho pélvico é composto por uma fina camada de fibras musculares e tecido conjuntivo que sustentam a cavidade pélvica na sua parte inferior.

Qual é a função dos músculos do assoalho pélvico?
Os músculos do assoalho pélvico contraem-se durante a tosse, espirro ou esforço, ajudando a prevenir a perda de urina involuntária. Assim, ajudam a sustentar os órgãos no abdomen especialmente quando se fica em pé. Além disto, ajudam a proteger os órgãos pélvicos contra lesões externas, a segurar os órgãos pélvicos, como a bexiga, na posição correta e a controlar a saída de urina, gases e fezes. Por fim, desempenham um papel importante durante a relação sexual.

Para os músculos do assoalho pélvico desempenharem corretamente as suas funções precisam estar condicionados e terem uma força adequada, como qualquer outro músculo do corpo.

O que poderá acontecer se os músculos do assoalho pélvico estiverem fracos?
A fraqueza dos músculos do assoalho pélvico pode causar ou agravar vários problemas tais como:
1. Incontinência urinária de esforço. É a queixa de perda involuntária de urina ao fazer esforços ou durante a prática de exercícios fisicos, espirros ou tosses.
2. Incontinência urinária de urgência. É a queixa de perda involuntária de urina associada a uma necessidade urgente de urinar.
3. Incontinência mista (urgência e esforço). É a queixa de perda involuntária de urina associada à urgência como também ao esforço.
4. Prolapso dos órgãos pélvicos ou prolapso genital. É a descida da bexiga, reto, ou útero, pressionando a parede vaginal, que nas formas mais graves pode ultrapassar a entrada da vagina.
5. A perda de desejo sexual ou a percepção de que a vagina está alargada.

O que pode causar fraqueza dos músculos do assoalho pélvico?
1. A não utilização destes músculos. Os músculos do assoalho pélvico, tal como todos os outros músculos, precisa ser exercitados para funcionarem bem. É muito importante exercitar estes músculos durante toda a vida da mulher (não apenas após ter filhos).
2. Lesão dos músculos durante a gravidez e parto.
3. Alterações hormonais associadas à menopausa podem implicar fraqueza destes músculos; no entanto, ainda não está comprovado cientificamente.
4. A própria diminuição do tônus muscular associado com o processo de envelhecimento.
5. Danos musculares provocados pelo esforço prolongado quando existe história de obstipação intestinal, antecedentes de tosse crônica ou obesidade.

Rua Barão do Triunfo, 427 cj 1206 - Brooklin Paulista.
Edifício Next Office
Fones: (11) 2638.0009 | 2619.5009
São Paulo - SP CEP: 04602-001