Como é o preparo para as cirurgias vaginais?
Seu médico avaliará sua saúde de modo geral, seu histórico médico prévio e as medicações que você está usando. Serão agendados quaisquer investigações/exames que se fazem necessários (por exemplo: exames de sangue, eletrocardiograma, etc). Quando necessário, uma avaliação cardiológica será solicitada para avaliação de risco operatório. Você também receberá informações sobre sua internação, tempo de permanência no hospital, e cuidados pré e pós-operatórios.
Como é o pós-operatório?
Quando você acordar da anestesia, você estará com um soro para sua hidratação e pode estar com um catéter na bexiga. O cirurgião pode deixar um tampão dentro de sua vagina para reduzir as chances de sangramento. O tampão e o catéter são geralmente removidos dentro das primeiras horas após a cirurgia. Medicações contra dor e náusea serão dadas quando necessárias por via injetável endovenosa ou intra-muscular, ou em forma de pílulas via oral.
Na maioria dos casos pode-se iniciar a dieta alimentar quase imediatamente após a recuperação anestésica. Movimentar-se após a cirurgia é importante para reduzir complicações tais como trombose (os coágulos nas pernas) ou tromboembolismos. É esperado que você permaneça no hospital por 1-3 dias.
Tarefas domésticas e caminhadas leves podem ser realizadas. No entanto, não é recomendado pegar peso (mais do que 10 kgs) nas primeiras 6 semanas pós-operatórias. É normal você sentir-se cansada após a cirurgia. Portanto, reserve tempo para descanso nas primeiras semanas após a operação. É normal apresentar uma secreção espessa, amarronada ou sanguinolenta por 4-6 semanas após a cirurgia. Isto se dá pela presença de pontos na vagina. À medida que os pontos são absorvidos, a secreção vai gradualmente diminuindo.
Quando eu posso retornar às minhas atividades de rotina?
Você deverá estar apta a dirigir e em condições satisfatórias de realizar atividades leves tais como caminhadas curtas dentro de algumas semanas da cirurgia. Você deve evitar o levantamento de peso e a prática de esportes por pelo menos 6 semanas para permitir que a ferida cicatrize. É geralmente recomendado que se tire 2-6 semanas de licença do trabalho (dependendo do tipo de trabalho e do tipo de cirurgia a que você se submeteu). Atividades sexuais poderão ser seguramente retomadas após seis semanas.