Telefones: (011) 2638.0009 | 2619.5009
Saiba Mais Sobre Uroginecologia

O que é prolapso genital?


Mulher


O prolapso genital é uma condição comum com até 11% das mulheres necessitando de cirurgia para correção do prolapso ao longo de suas vidas. O prolapso pode envolver as paredes da vagina, o útero, a bexiga e o reto, separados ou conjuntamente. Além disto, o prolapso pode estar associado com a rotura perineal (“vagina ou períneo largos”).

O prolapso geralmente ocorre devido às lesões das estruturas de suporte do útero ou da vagina. O enfraquecimento do suporte pélvico pode ocorrer durante o parto, como resultado de esforço crônico como carregar peso, constipação, situações de tosse crônica, obesidade e como parte do processo de envelhecimento. Em alguns casos pode haver fraqueza dos tecidos de suporte de origem genética.

O prolapso dos órgãos pélvicos pode causar uma sensação incômoda de peso, dor pélvia e “bola na vagina”. Em casos mais avançados, o prolapso pode estender-se para fora da entrada da vagina. As incontinências urinárias estão comumente associadas à descida dos órgãos pélvicos. A incontinência fecal também pode ocorrer, porém em menor frequência. Além destes, o períneo pode encontrar-se roto, de modo a ser evidenciado pelo seu médico no exame físico, e suspeitado pela sensação de “alargamento da vagina”.

Rua Barão do Triunfo, 427 cj 1206 - Brooklin Paulista.
Edifício Next Office
Fones: (11) 2638.0009 | 2619.5009
São Paulo - SP CEP: 04602-001