Telefones: (011) 2638.0009 | 2619.5009
Espaço Grávida - Obstetrícia

O que é Diabetes gestacional?


Bebê

O diabetes gestacional é o alto nível de açúcar no sangue que começa ou é diagnosticado durante a gestação.

Quais são as causas? Quais mulheres correm mais risco de ter o diabetes?
Os hormônios da gravidez podem impedir que a insulina cumpra sua função de regular os níveis de glicose na corrente sanguínea. Quando isso acontece, os níveis de glicose podem aumentar no sangue da gestante.

A mulher tem maior risco de desenvolver diabetes gestacional se a gravidez for de idade mais tardia, se possuir histórico familiar de diabetes, se tiver dado à luz um bebê grande (mais de quatro quilos), se tiver tido diabetes gestacional em gestações prévias, se tiver hipertensão, estava acima do peso antes de engravidar.

Quais são os sintomas de diabetes gestacional?
Geralmente não há sintomas ou os sintomas são leves e não apresentam risco de morte para a grávida. Os sintomas podem incluir: visão borrada, fadiga, infecções urinárias freqüentes, infecções na vagina e pele, aumento da sede, aumento da micção, náusea e vômitos, perda de peso apesar do aumento de apetite.
O nível de açúcar (glicose) no sangue geralmente volta ao normal após o parto. Caso isto não ocorre até cerca de 6 semanas após o parto, a mulher torna-se diabética, e necessitará de tratamento e monitoração durante sua vida.

Como o diabetes gestacional interfere na gravidez e no bebê?
Nos casos de diabetes não-controlado, o mesmo pode levar às mal-formações congênitas, fetos muito grandes (macrossômicos), aumento do líquido amniótico, ruptura da bolsa amniótica e trabalho de parto prematuro.

Como posso prevenir o diabetes gestacional?
Você pode prevenir começando o pré-natal cedo e realizando consultas regulares. Seu médico avaliará seus possíveis fatores de risco para o diabetes gestacional, e solicitar exames de triagem em momentos adequados durante a gestação, fim de prevenir ou detectar a doença. Em caso de diabetes confirmada, é possível o controle da mesma com dieta, atividade física, perda de peso e medicação. Deste modo, a gravidez pode evoluir normalmente e o bebê saudável.

Rua Barão do Triunfo, 427 cj 1206 - Brooklin Paulista.
Edifício Next Office
Fones: (11) 2638.0009 | 2619.5009
São Paulo - SP CEP: 04602-001