Toda mulher deve anualmente realizar avaliação ginecológica, independentemente da idade e atividade sexual. Além da avaliação da saúde geral da mulher, os exames ginecológicos têm a principal função de prevenir doenças.
LEIA MAIS...Praticamente todas as mulheres já sentiram ou sentem algum episódio ou algum grau das dores no período menstrual. Trata-se da dor pélvica (baixo ventre) que ocorre antes ou durante o período menstrual.
LEIA MAIS...Os métodos contraceptivos são os utilizados basicamente para impedir uma gravidez indesejada. Você, juntamente com o seu ginecologista, avaliarão as opções de prevenção contra a gravidez mais indicadas e viáveis para o seu caso.
LEIA MAIS...É um dos problemas ginecológicos mais comuns e uma das causas mais freqüentes de consulta ao ginecologista. É uma secreção vaginal que pode ser normal (fisiológica) ou anormal (infecciosa).
LEIA MAIS...Miomas ou fibromas são tumores benignos formados de fibras musculares da camada muscular do útero. Somente viram tumores cancerígenos em 0,5% das vezes.
LEIA MAIS...Endometriose é uma doença muito comum, que acomete as mulheres na fase reprodutiva. É quando células do endométrio (camada interna do útero) encontram-se fora do útero, podendo estar nos órgãos e regiões próximas ao útero.
LEIA MAIS...A BH afeta mulheres (mas também homens) de todas as idades e não é apenas um sinal de envelhecimento. É um problema comum que causa sintomas inconvenientes, podendo levar à perda de urina.
LEIA MAIS...São as famosas pílulas. O contraceptivo pode ser administrado de três diferentes formas: cartela de 21 comprimidos (a mulher faz uma pausa de sete dias e continua o tratamento), de 24 comprimidos (quando a pausa é de quatro dias) e de uso contínuo (28 comprimidos).
LEIA MAIS...A menopausa é a última menstruação da mulher. Todas as mulheres chegarão à menopausa. A idade média das mulheres na menopausa é de 51 anos, podendo variar de 48 a 55 anos.
LEIA MAIS...DSTs também conhecidas por doenças venéreas, são doenças infecciosas transmitidas pelo contato sexual, onde o parceiro ou parceira necessariamente porta a doença.
LEIA MAIS...O câncer do colo do útero é um dos mais frequentes entre as mulheres em nosso país. No entanto, pode ser evitado ou tratado precocemente com as visitas periódicas ao ginecologista.
LEIA MAIS...A avaliação do colo uterino inicia-se com a realização do exame ginecológico realizado por seu médico em consultório. O exame de rastreamento do câncer de colo é o dito “Papanicolaou” (colpocitologia oncótica).
LEIA MAIS...O câncer de colo de útero tem cura e tem tratamento. Como a maioria dos tumores, quanto mais cedo se identifica a lesão, melhor as chances de sucesso no tratamento.
LEIA MAIS...O sistema urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Este sistema desempenha um papel importante na remoção de resíduos do seu corpo.
LEIA MAIS...O câncer de mama é um dos principais tumores malignos que afetam as mulheres em todo o mundo. A incidência desta doença tem aumentado nos últimos anos, em parte por alterações nos hábitos de vida
LEIA MAIS...De modo geral, o exame mais sensível e utilizado para prevenção e detecção precoce de tumores é a mamografia.
LEIA MAIS...Há várias e diferentes formas de tratamento de câncer de mama. Tudo dependerá do tipo de tumor que a biópsia diagnosticará, do tamanho da lesão, da extensão da mesma, da presença ou não de metástases locais e à distância para outros órgãos.
LEIA MAIS...Como posso ajudar a reduzir o risco de adquirir uma infecção urinária?
LEIA MAIS...A incontinência urinária de esforço (IUE) é a perda involuntária de urina que ocorre durante a realização de esforços tais como tossir, espirrar, pegar pesos, rir ou exercitar-se.
LEIA MAIS...Seu médico irá questioná-la a respeito das atividades que levam à perda urinária, e irá examiná-la para avaliar a presença de outros problemas, tais como o prolapso genital.
LEIA MAIS...Seu médico irá orientá-la quanto às melhores opções para você. O tratamento conservador ou não-cirúrgico poderá ser tentado primeiramente.
LEIA MAIS...A cirurgia, popularmente conhecida como “períneo”, consiste na reconstrução do corpo perineal (região situada entre a entrada da vagina e o ânus) nas situações em que o mesmo está lesado, provocando a sensação de alargamento do introito vaginal.
LEIA MAIS...