Telefones: (011) 2638.0009 | 2619.5009
Espaço Mulher - Ginecologia

Menopausa


Mulher

O que é a menopausa?

A menopausa é a última menstruação da mulher. Todas as mulheres chegarão à menopausa. A idade média das mulheres na menopausa é de 51 anos, podendo variar de 48 a 55 anos. Quando ocorre nas mulheres com menos de 40 anos é chamada de menopausa prematura.

O que é o climatério?

O climatério é o período que antecede a menopausa (de alguns meses até alguns anos) até os primeiros anos seguintes à menopausa. É a fase da vida onde há alterações na produção dos hormônios sexuais pelos ovários, em que os ciclos menstruais podem ficar irregulares e a mulher passa da fase fértil (ocorrem as ovulações) para a não fértil (não reprodutiva). No climatério é que normalmente ocorrem os sintomas característicos desta fase da vida mulher, uma vez que a diminuição ou falta dos hormônios podem afetar vários locais do organismo..

Quais são os sintomas do período climatérico?

Fogachos ou ondas de calor: sensação intensa e súbita (onda) de calor no corpo, acompanhada de sudorese excessiva e vermelhidão em tronco e face. As crises geralmente duram de um a cinco minutos e podem repetir-se diversas vezes por dia. Muitas vezes são intensos, interferindo nas atividades do dia a dia e na qualidade de vida das mulheres.

Alterações urogenitais: decorrentes da atrofia da mucosa vaginal, o que torna a vagina frágil e mais sensível a traumas, dores, infecções locais e urinárias. A mulher pode sentir secura na vagina, dor durante as relações sexuais. Pode haver também sintomas irritativos da bexiga e da uretra, como necessidade de ir mais vezes ao banheiro e de ir ao banheiro com urgência, além de dor ao urinar. Os músculos da pelve enfraquecem e podem surgir prolapsos (útero e bexiga caídos) e incontinência urinária.

Alterações do humor: a mulher pode apresentar nesta fase sintomas mãos exacerbados de ansiedade e depressão, cansaço, irritabilidade, perda de memória e insônia.

Modificação da sexualidade: caracterizada por diminuição do desejo sexual e menor lubrificação vaginal.
Doenças cardiovasculares: o hormônio estrogênio protege o coração e os vasos sanguíneos contra problemas, evitando o desenvolvimento de obstrução (infartos, embolia, tromboses). A falta dos hormônios, aumenta os riscos destas doenças.

Osteoporose: geralmente não causa sintomas e ocorre a diminuição da quantidade de massa óssea, tornando os ossos frágeis e com maior chance de fraturas. Ocorre a perda óssea mais importante nos primeiros anos após a menopausa.

Pele: mais fina, enrugada, menos elástica e as unhas frágeis. Os pelos pubianos e axilares se tornam mais ralos.

Mamas: há diminuição das glândulas mamárias com aumento da quantidade de gordura local. As mamas se tornam mais flácidas e o mamilo mais achatado.

Rua Barão do Triunfo, 427 cj 1206 - Brooklin Paulista.
Edifício Next Office
Fones: (11) 2638.0009 | 2619.5009
São Paulo - SP CEP: 04602-001