“Todo mundo que eu conheço conhece alguém que tem ou já teve câncer de mama”...
O câncer de mama é um dos principais tumores malignos que afetam as mulheres em todo o mundo. A incidência desta doença tem aumentado nos últimos anos, em parte por alterações nos hábitos de vida: tabagismo, o uso de terapias hormonais inadequadas ou por tempo longo, não ter filhos, ausência de períodos de amamentação, dieta inadequada, estilo de vida estressante, obesidade.
No entanto, podemos ressaltar a idade, o importante componente genético da doença, sendo mais frequentes nas mulheres que têm parentes de primeiro e segundo graus com a doença, principalmente mãe e irmã.
Sintomas do câncer de mama
A maioria dos cânceres de mama são insidiosos e assintomáticos, nos estádios iniciais. O diagnóstico somente poderá ser feito com uso de exames complementares tais como a mamografia e a biópsia.
Nos casos de tumores intermediários ou em estádios avançados, podem apresentar-se como nódulo ou tumor nos seios, acompanhados ou não de dor, alterações na pele da região de aspecto semelhante à casca de uma laranja ou nódulos nas axilas