Telefones: (011) 2638.0009 | 2619.5009
Espaço Mulher - Ginecologia

Exames de Rotina Ginecológicos


Mulher

Os exames ginecológicos... Quem precisa? Quais são?

Toda mulher deve anualmente realizar avaliação ginecológica, independentemente da idade e atividade sexual. Além da avaliação da saúde geral da mulher, os exames ginecológicos têm a principal função de prevenir doenças do sistema reprodutor, especialmente os tumores, além da detecção precoce de doenças benignas ou malignas do útero, ovários e trompas. Na avaliação ginecológica rotineira, os testes mais realizados são o teste de Papanicolaou ("Papanicolau"), a colposcopia, a mamografia e a ultrassonografia transvaginal.

O Papanicolaou…

O teste de Papanicolaou ("Papanicolau") é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero, devendo ser realizado em todas as mulheres com vida sexual ativa ou não, pelo menos uma vez ao ano. Consiste basicamente na coleta de material do colo uterino com uma espátula especial, sendo este material colocado em uma lâmina e analisado posteriormente por um citopatologista ao microscópio. O teste avalia a morfologia das células da mucosa do colo do útero e analisa potenciais alterações nas células do colo, tais como nas infecções agudas, crônicas e nas neoplasias cervicais. Além disto, possibilita a detecção de alterações celulares sugestivas de infecção causada pelo vírus HPV (papiloma vírus humano). Este vírus altera de tal forma as células que se podem formar tumores benignos ou mesmo malignos.

A Colposcopia…

A colposcopia é um exame que serve para examinar o colo do útero a fim de detectar precocemente o câncer do colo. A colposcopia deve ser realizada pelas mulheres em que o teste de Papanicolaou tenha levantado alguma suspeita. Por meio de um colposcópio (aparelho semelhante a um microscópio), o médico pode visualizar diretamente as estruturas examinadas e direcionar as biópsias dos locais suspeitos. O exame é simples e dura de dez a vinte minutos. Ele é realizado em ambulatório ou consultório e não exige nenhuma preparação prévia. A colposcopia é parecida com o exame ginecológico comum. Enquanto que no exame ginecológico comum o médico examina diretamente e a olho nu o colo do útero, na colposcopia o médico pincela na superfície dos tecidos um líquido que ressalta as lesões e examina através do colposcópio, com ampliação de imagens. Caso seja detectada alguma área anormal ou suspeita de ser cancerígena ou pré-cancerígena, deve ser colhido material para biópsia.

A Mamografia…

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário, para prevenção de câncer de mama. É utilizado um equipamento de raios-x (mamógrafo) para obtenção de imagens radiográficas das mamas internamente. Esse tipo de exame pode detectar lesões tais como nódulos ou cistos, ou até mesmo o câncer precoce, mesmo que estes ainda não sejam palpáveis, aumentando suas chances de cura. A mamografia deve ser realizada anualmente em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. A depender do caso, o médico poderá requisitar novos exames antes da data prevista. Mulheres com casos de câncer de mama na família (mãe, irmã, avó, tia) devem realizar a mamografia a partir dos 35 anos de idade.

A Ultrassonografia transvaginal…

O ultrassom pélvico transvaginal ou endovaginal é o exame mais utilizado das rotinas ginecológicas e obstétricas. Por meio dele, o médico pode ter uma visualização de todo o aparelho reprodutor feminino, útero, ovários e trompas. O exame pode ser utilizado para diagnosticar miomas, câncer e gravidez. O exame é simples. O ultrassonografista vai inserir uma sonda, envolta por um preservativo e gel lubrificante, na vagina da paciente. É por meio desse objeto que o especialista capta as imagens do aparelho reprodutor feminino. A ultrassonografia transvaginal não machuca e não causa nenhum dano futuro ao seu aparelho reprodutor. Ele é indicado pelo médico ginecologista na suspeita de alguma alteração do útero, ovário e trompas, e a periodicidade varia conforme a necessidade de cada paciente. Geralmente é realizado anualmente como parte dos exames de avaliação ginecológica de rotina preventiva.

Rua Barão do Triunfo, 427 cj 1206 - Brooklin Paulista.
Edifício Next Office
Fones: (11) 2638.0009 | 2619.5009
São Paulo - SP CEP: 04602-001