Telefones: (011) 2638.0009 | 2619.5009
Espaço Grávida - Obstetrícia

O que é Aborto?


Bebê

Aborto ou abortamento espontâneo é a perda involuntária de um feto de até 20 semanas de gestação. Um aborto espontâneo também pode ser chamado de "aborto involuntário". O aborto incompleto é aquele em que o material gestacional não é completamente eliminado do organismo materno.

Quais são os sintomas do aborto?
Os possíveis sintomas de aborto variam de dor leve ou de forte intensidade, provocando cólicas no abdome ou na parte inferior das costas, tecido ou material similar a coágulos que saem da vagina e sangramento vaginal.

Tem algum tratamento para evitar o aborto?
O pré-natal completo o mais cedo possível é a melhor prevenção disponível para todas as complicações da gravidez. Muitos abortos decorrentes de doenças em todo o corpo podem ser evitados detectando e tratando a doença antes da gravidez. No entanto, vale ressaltar que muitos casos de abortamento no início da gestação estão relacionados a anormalidades na formação embrionária, e sendo assim não passíveis de tratamento. O médico especialista poderá avaliar as possíveis causas de abortamento com solicitação de métodos de diagnósticos apropriados.

Quais os cuidados após um aborto?
Quando o aborto espontâneo acontece, o tecido expelido através da vagina deve ser examinado para determinar se é de uma placenta normal ou com anormalidades de formação, inclusive tumoral. Também é importante verificar se há qualquer resquício de tecido gestacional no útero. Se o tecido gestacional não é expulso naturalmente pelo corpo, a paciente poderá necessitar de medicações ou cirurgias tais como a curetagem para a remoção dos resquícios gestacionais no útero. Qualquer sangramento vaginal deve ser cuidadosamente monitorado.

Posso engravidar quanto tempo depois do aborto?
O tempo recomendado para uma nova gravidez após um abortamento dependerá das condições clínicas de cada mulher, da causa do abortamento, e do tempo de gestação em que o aborto ocorreu. O médico especialista deverá analisar cada caso individualmente, e orientar o intervalo necessário entre as gravidezes. A mulher geralmente tem seu ciclo menstrual re-estabelecido cerca de 4-6 semanas após a perda.

Rua Barão do Triunfo, 427 cj 1206 - Brooklin Paulista.
Edifício Next Office
Fones: (11) 2638.0009 | 2619.5009
São Paulo - SP CEP: 04602-001