Telefones: (011) 2638.0009 | 2619.5009
Espaço Grávida - Obstetrícia

Pré-Natal


Bebê

O que é o Pré-Natal e por que ele é tão importante?

O Pré-Natal nada mais é do que o acompanhamento dos 9 meses de gestação da mulher, garantindo uma gravidez saudável tanto para a mamãe quanto para o bebê. O Pré-Natal conta com a realização de, no mínimo, seis consultas, sendo, preferencialmente uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre da gestação, sendo a primeira preferencialmente imediata à descoberta da gravidez.

A descoberta e tratamento adequados de problemas que possam vir a ocorrer no período do Pré Natal garante uma gravidez saudável para a mamãe e o bebê.

É durante o Pré-Natal que exames e procedimentos importantes como escuta do coração do bebê, exames de urina, prevenção ou diagnóstico precoce do câncer de colo uterino e de mama assim como distúrbios nutricionais e toxoplasmose acontecem, e muitas vezes, salvam vidas.

Procedimentos simples, mas que salvam vidas, como por exemplo a medição da pressão arterial, devem ser realizados em todas as consultas de pré-natal evitando doenças como a pré-eclampsia, que ainda é, até hoje, a primeira causa de morte materna no Brasil.

Exames para identificação de uma possível Síndrome de Down, pavor de muitas mulheres, também é realizado no Pré-Natal.

O Pré-Natal também desenvolve uma função informativa. É neste momento que assuntos importantes como o ganho de peso e o tipo de parto são discutidos com o obstetra. Muitas mulheres têm pouca informação e muitas dúvidas sobre estes assuntos, e acabam sendo submetidas, por exemplo, ao tipo de parto mais conveniente, mas não necessariamente o mais indicado.

É importante ressaltar que muitas mulheres entendem a importância de fazer o pré-natal corretamente durante a gestação, porém chegam no final da gravidez, momento em que é maior a probabilidade de intercorrências obstétricas, sem o acompanhamento médico.

Por isso vale lembrar que o obstetra deve acompanhar a futura mamãe e o bebê desde a descoberta da gravidez até os primeiros meses de vida da criança. Por isso, se você está pensando em engravidar ou descobriu que está grávida, procure um médico o quanto antes. Lembre-se: o Pré-Natal pode salvar vidas.

Ah, e não esqueça, o futuro papai deve sempre que possível participar das consultas. Afinal, ele também terá um papel importantíssimo durante a gravidez.

Rua Barão do Triunfo, 427 cj 1206 - Brooklin Paulista.
Edifício Next Office
Fones: (11) 2638.0009 | 2619.5009
São Paulo - SP CEP: 04602-001