Estudo Urodinâmico

O que é exame urodinâmico?

O exame urodinâmico é o nome dado a uma série de testes para mostrar como está o funcionamento da sua bexiga e uretra. Ele é realizado para avaliar a capacidade da bexiga de armazenar e eliminar a urina. Isto envolve as medidas das pressões do interior da bexiga e da uretra, a função dos músculos da bexiga e da uretra, a medida da capacidade da bexiga de armazenar determinado volume de urina e a capacidade da uretra de manter-se fechada a fim de evitar a perda de urina.

A indicação mais comum da realização do estudo é a incontinência urinária. O médico poderá solicitar este estudo de modo a auxiliar no diagnóstico do tipo e severidade da perda de urina, e ajudar na melhor forma de tratamento para o problema.

Há alternativas para o exame urodinâmico?

Nem todos os doentes com sintomas urinários irão precisar de fazer um estudo urodinâmico. Se o tratamento clínico (tal como alterações na ingestão de liquidos, exercício) e/ou a medicação falharem, então o estudo urodinâmico será a forma mais apropriada de avaliar o funcionamento da sua bexiga, e decidir o tratamento específico para o seu problema. O exame é altamente recomendado nos casos onde há associação de perda ao esforço com sintomas de bexiga hiperativa (urgência miccional com ou sem incontinência, aumento da frequência miccional diurna ou noturna). Também é recomendado nos casos de cirurgias prévias para correção de incontinência, ou seja, nos casos de recidiva ou falhas do tratamento cirúrgico inicial.

Há alguns riscos?

Mesmo com os cuidados apropriados há sempre uma possibilidade de vir a ter uma infecção urinária após realizar o seu exame. Durante um a dois dias após o exame deverá beber mais água do que o habitual para poder “lavar” a bexiga e eliminar qualquer bactéria. Poderá ainda ser orientada a tomar antibióticos por um período curto de tempo após o teste para prevenir infecções.

É necessária alguma preparação?

Será normalmente orientada a comparecer para o exame com a bexiga confortavelmente cheia. Portanto, se possível, tente não urinar durante a hora antes da sua consulta. O procedimento dura aproximadamente 30 minutos e não há necessidade de fazer jejum ou alguma dieta especial. Não há necessidade de anestésicos ou analgésicos.

O que esperar após realizar o exame?

O ato de urinar pode ser desconfortável (ardor urinário) durante o dia após, mas se achar que estas queixas poderão ser devido a uma infecção urinária, avise o seu médico. O resultado do exame normalmente fica pronto imediatamente após terminar o exame e os resultados serão discutidos consigo para assim poder orientar o seu plano terapêutico.

Como é realizado o estudo urodinâmico?

Há pequenas variações na realização do exame urodinâmico, mas os princípios básicos são iguais para todos. No início do exame, será então solicitado que urine num recipiente especial para medir a rapidez com que a sua bexiga se esvazia. Ela será examinada imediatamente após ter urinado para verificar o quão bem sua bexiga se esvaziou. A seguir, um pequeno tubo plástico chamado catéter será colocado na sua bexiga para enchê-la de líquido e dois catéteres finos e moles (sensores) serão inseridos, um dentro da bexiga e o outro no interior da vagina ou do reto. Estes sensores vão medir e registrar as pressões de sua bexiga e abdomen. Durante o procedimento, você será questionada sobre as sensações na sua bexiga. Será também pedido que faça algumas coisas que podem desencadear o seu problema, tais como: tossir e fazer força. Avise o médico que está a realizar o exame quando a sua bexiga estiver cheia. Finalmente, será solicitado que esvazie a sua bexiga novamente, com os dois finos sensores ainda no lugar. Os sensores serão então removidos e o procedimento estará completo, e poderá vestir- se.