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Treinamento e controle da bexiga


Mulher

Muitas mulheres apresentam queixas relacionadas com a bexiga ao longo da vida. A frequência miccional, a urgência e a incontinência urinária de urgência estão entre os sintomas mais comuns.

Frequência miccional significa que a pessoa urina mais do que sete vezes durante o período em que está acordada. A noctúria refere-se ao fato da pessoa acordar mais do que duas vezes para ir urinar durante a noite.

Urgência é o desejo súbito e imperioso de urinar, de tal forma que a pessoa precisa ir IMEDIATAMENTE ao banheiro. Incontinência urinária de urgência é a perda involuntária de urina precedida pela urgência miccional.

O que é treino vesical?

O treino da bexiga tem como objetivo ensinar a pessoa a readquirir o controle sobre o reflexo da micção, diminuindo assim os episódios de urgência, incontinência urinária de urgência e de aumento da frequência urinária.

Como readquirir o controle sobre a bexiga?

O treino vesical ajuda a aumentar o intervalo entre as micções, bem como controlar urgência urinária de modo a que a pessoa volte a ter controle sobre a sua bexiga.
Uma parte importante do treino vesical é aprender a entender as mensagens enviadas pela bexiga, diferenciando entre aquelas que são importantes as que devem ser ignoradas. O treino vesical também ajuda a reconhecer quando a bexiga está cheia e quando não está.
Deve ser ressaltado que readquirir o controle sobre a micção leva tempo e será necessário paciência, esforço e disciplina. De modo geral, a melhora dos sintomas vai iniciar em duas semanas e o controle vesical só deve ocorrer após três meses ou mais.

Antes de começar

O primeiro passo é afastar a possibilidade do sintomas serem causados por uma infecção urinária, através de exames de urina solicitados pelo seu médico.
O próximo passo é preencher um diário miccional, ferramenta que permite avaliar o número de micções, quantidade e tipo de líquidos ingeridos bem como os episódios de urgência e de perda urinária de urgência. Geralmente realiza-se um diário miccional antes e um depois do tratamento para avaliar os efeitos da terapêutica instituída.

Como controlar a frequência urinária?

Analise o seu diário miccional. Quantas vezes necessita urinar durante o dia? Se o intervalo entre as micções for menor que duas a três horas, deve tentar aumentar esse intervalo aos poucos. Um exemplo será: se necessita urinar a cada hora, experimente aumentar esse intervalo inicialmente em quinze minutos. Caso ocorra urgência miccional antes do intervalo estabelecido, adote algumas das estratégias que vamos ensinar para controlar os sintomas e conseguir alcançar o seu objetivo.

Se o intervalo inicialmente estabelecido for alcançado, mantenha-o durante três a quatro dias e aumente novamente o intervalo. O objetivo é alcançar um intervalo confortável durante o dia de duas a três horas entre as micções. Evite ir ao banheiro para urinar de forma preventiva. Um exemplo será: quando se interroga se precisa ir ao banheiro ao sair de casa se foi há vinte minutos, talvez não há necessidade de ir novamente. A bexiga normal suporta confortavelmente 400 ml, o equivalente a dois copos cheios.

Como controlar a urgência urinária e a incontinência urinária de urgência?

Tente as estratégias e descubra quais as que funcionam melhor.
• Comprima com força os músculos do períneo e durante o máximo tempo possível, até que a sensação de urgência urinária desapareça (contração lenta, forte e mantida). Ao contrair os músculos do períneo ajuda a manter a uretra fechada e consequentemente previne a perda de urina. Tente contrair rapidamente e com força os músculos do períneo e a seguir relaxar. Repita as contrações várias vezes, até controlar a urgência urinária. Para algumas pessoas, várias contrações rápidas e fortes funcionam melhor do que uma contração mantida.
• Tente manter a região do períneo sob pressão. Pode conseguir este efeito cruzando as pernas ou sentando-se numa superfície dura. O cérebro vai interpretar que a saída da bexiga está fechada e que o esvaziamento deve ser adiado.
• Tente distrair a sua mente contando, por exemplo, de 100 a zero.
• Tente mudar de posição; em alguns casos, inclinar-se para frente diminui a sensação de urgência.
• Procure não caminhar, mantenha-se no mesmo lugar, até passar a urgência urinária.
• Procure não realizar movimentos bruscos, que podem fazer piorar a urgência urinária.

Qual a taxa de sucesso do treino vesical?

O treino vesical (associados com os exercícios perineais, quando indicados) beneficia uma em cada duas a três mulheres com urgência urinária e a incontinência urinária de urgência. Entretanto, salientado que tais hábitos e estratégias devem ser mantidos durante toda a vida.

Dicas adicionais para ajudar no controle vesical
• A obesidade, a obstipação e a tosse crônica (asma, bronquite) podem piorar de forma significativa a perda de urina e, portanto estas condições clínicas devem estar controladas.
• Alguns medicamentos também podem piorar os sintomas. Tais medicamentos devem ser evitados, se possível, e somente tomados com autorização médica.
• Procure ingerir líquidos em pequenas quantidades ao longo de todo o dia. A ingestão em grande quantidade de liquido aumenta o risco de ir urgentemente ao banheiro.
• Algumas bebidas podem irritar a sua bexiga. Evite bebidas alcoólicas e aquelas que contenham cafeína (chás, refrigerantes do tipo cola, achocolatados e energéticos). Tais bebidas parecem irritar as paredes vesicais causando um agravamento dos sintomas em algumas pessoas. Tente reduzir a ingesta de bebidas que contenham cafeína para 1 ou 2 copos por dia. Evite ingerir líquidos pelo menos duas horas antes de se deitar para dormir, o que aumenta o risco de vir acordar à noite para urinar.

Exemplo de Diário Miccional:

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